Lazer | 29/03/2022
Tiro esportivo: aprenda tudo sobre a prática com a Tubarão Center
O tiro esportivo se enquadra como um esporte com alta capacidade de concentração, habilidade, velocidade e foco total em precisão.
Nesse sentido, não existem dúvidas de que o tiro esportivo é uma das modalidades onde, literalmente, estar milimetricamente à frente do oponente pode definir o ouro.
Neste artigo, vamos falar do tiro esportivo e podemos abordar algumas curiosidades sobre o esporte, como modalidades, principais regras e onde praticar.
Faremos um guia completo sobre essa modalidade que tem ganhado o gosto de muitas pessoas aqui pelo Brasil.
E para você se manter atualizado, visite o site da Tubarão Center e confira todas as novidades do tiro esportivo!
O tiro esportivo no Brasil
O surgimento da modalidade na Europa ocorreu durante a Idade Média, tendo sido inspirada nos treinamentos militares.
A introdução das armas de fogo nas guerras mudou um pouco a dinâmica das batalhas, e assim, as linhas de tiro dos combates inspiraram o começo do tiro esportivo.
As primeiras competições ocorreram em meados do século XIX. O clube precursor do tiro esportivo, Campo de Instrução de Châlons, surgiu na França, em 1867.
O esporte é disputado nas Olimpíadas desde a primeira edição em Atenas, em 1896. Hoje, faz parte também dos Jogos Pan-Americanos.
O tiro esportivo chegou ao Brasil no século XIX, com influência dos imigrantes alemães. E, desde então, tem conquistado espaço, fazendo história em grandes mudanças no país.
A principal delas se deu em 1999 quando a CBTA se transformou na Confederação Brasileira de Tiro Esportivo.
Hoje, a associação estima que existam 3 mil atiradores em atividade no país, um terço do número de pessoas cadastradas na organização.
Enquanto você aprende mais sobre a modalidade, uma dica para quem está começando nesse mundo é o Alvo de Tiro Esportivo Trapper – Nautika, inteiramente confeccionado em metal é perfeito para iniciantes!
Conheça as modalidades do tiro esportivo
E então, está interessado em começar nesse esporte?
Os primeiros passos são bem simples, filiar-se a um clube e fazer um curso básico de tiro esportivo para entender melhor o universo.
A partir desse ponto você pode escolher qual ou quais das práticas de tiro te interessam mais.
Visto que existem quatro modalidades e grande variedade de alvos, de armas e de munições aprovadas para o esporte.
Nos Jogos Olímpicos, são usadas duas armas diferentes: a pistola e a carabina.
Há outras categorias que não estão incluídas em competições oficiais como o Airsoft e o Paintball, mas igualmente divertidas. Vamos conhecê-las melhor:
Tiro com pistola
Eis aqui uma das modalidades mais conhecidas do tiro esportivo com duas variações.
No âmbito olímpico, por exemplo, o atirador possui cinco posições de disparo e deve acertar o prato em duas chances. Já na modalidade skeet, são oito posições diferentes e vence quem atingir o maior número de pratos.
Então, se você já recebeu as recomendações necessárias, está próximo de concluir seu curso de tiro esportivo e quer investir, dá uma olhada nessa dica:
A Pistola Airsoft Spring M92 6mm é uma opção incrível para quem está começando nesse segmento!
Tiro com carabina
O tiro esportivo com carabina é feito com o modelo que utiliza pressão, ou a mais famosa conhecida dos brasileiros, carabina de chumbinho.
Tendo em vista que principal objetivo o acerto ao alvo, essas carabinas executam um tiro por vez.
Aos que não sabem, as armas de pressão não contam com munições iguais às armas de fogo, tendo como padrão até 6 mm de chumbinho, outra diferença é que na hora do projétil ser disparado utiliza-se da pressão.
Entretanto, as carabinas são armas maiores, possuem cano longo, apoio para o ombro, indicadas para distâncias maiores e necessitam da utilização das duas mãos, uma para apontar e a outra para realizar o disparo.
As carabinas de pressão podem pesar até 8 kg para os homens e até 5 kg para as mulheres
A Carabina de Pressão Jade Mais Nitro é uma das armas mais procuradas pelos praticantes do tiro esportivo, conta com alguns diferenciais como a mola de nitro (gás ram).
Aliás, esse sistema prolonga a vida útil da Jade Mais Nitro, reduz ruídos, proporciona muito mais força no engatilhamento, inibe consideravelmente qualquer vibração, além de proporcionar conforto, velocidade e precisão.
Paintball
Diferentemente do Airsoft, as bolinhas plásticas que são utilizadas como munição têm tinta dentro delas, e uma vez que, alguém acerte o alvo a tinta se espalha e sinaliza que o oponente deve ser retirado do combate.
Há duas equipes de batalha em uma ampla área, com cenários diferentes, e ganha quem atingir o objetivo primeiro.
De tal forma que existem diversos combates, o mais comum é aquele em que o grupo deve ter a posse da bandeira da equipe adversária.
Um excelente jeito de trabalhar em grupo e traçar estratégias, além de se divertir.
Não se esqueça da segurança!
Antes de mais nada, saiba que a prática do tiro esportivo é segura e divertida, como a maioria dos esportes.
Porém, exige um nível alto de responsabilidade por parte de quem pratica.
Então, lembre-se de itens importantes como os óculos de proteção, os tampões de ouvidos e o colete de proteção que também ajudará a guardar a munição.
Procure pedir orientações no clube de tiro ou em lojas especializadas para não esquecer nenhuma peça.
O equipamento certo para a sua prática do tiro esportivo está na Tubarão Center
Visto que agora você já conhece um pouco mais da história do tiro esportivo e as diferentes modalidades de tiro, poderá escolher aquela que deseja praticar.
Então, seja por lazer ou como uma atividade física regular, lembre-se sempre de seguir as regras e orientações de segurança.
E o mais importante: divirta-se!
Aproveite a grande variedade de armas e acessórios que temos disponíveis no Tubarão Center!
Além da facilidade de pagamento, só a Tubarão conta com o frete grátis acima de R$500,00 e o selo E-Bit de segurança que protege sua compra e garante a entrega!
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *